O mínimo que você precisa saber para sobreviver ao despertar psíquico - parte I


A Cicatrix Maledictum dividiu a galáxia em duas, permitindo que as energias corruptas do empíreo escapassem através da ferida na realidade. A presença de energias tão selvagens causou danos incalculáveis por todo o Imperium, enlouquecendo populações, aumentando as tensões em regiões pacíficas, e agravando os conflitos ao longo da Grande Fenda.

Aqueles psiquicamente sensíveis sentiram ainda mais o impacto, mas existem consequências mais drásticas em cada uma das raças e facções. O fenômeno foi denominado "Despertar Psíquico", e tem piorado a cada dia.

Capítulo I: A Ascensão da Fênix

Existem aqueles entre nós que dizem ser possível alcançar a salvação através da morte. Alegam que não desejam nada além de unificar os fragmentados aeldari, reunindo os filhos de Asuryan, de Cegorach, e até a Musa Viva sob o mesmo estandarte negro. Tal filosofia é tão volátil, e sua manifestação tão terrível, que tem causado mais conflito do que harmonia. - Ylocu Shaie, Visionário de Alaitoc.

Os orgulhosos aeldari são divididos em várias facções: os nobres e abnegados Asuryani, que vivem à deriva em seus gigantescos Mundos-Colônia; os perversos Drukhari, que só deixam Commorragh para matar e pilhar; os misteriosos Harlequins, que viajam pela galáxia através da teia, cumprindo agendas insondáveis; e os recém-chegados Ynnari, antigos membros das facções acima, unidos pelo desejo de despertar o deus da morte Ynnead.

Extremamente sensíveis às vicissitudes do immaterium, os aeldari foram gravemente afetados pelo Despertar Psíquico; a consequência disto é que todos eles, de uma maneira ou de outra se envolveram em uma guerra civil pelo futuro da espécie.

As velhas rivalidades se agravaram, mas frágeis alianças também foram estabelecidas; líderes ambiciosos de todos os lados agora procuram apoiadores para sua causa.

Capítulo II: A Fé e a Fúria

Nada dura para sempre. Nem mesmo o Imperium da Humanidade, o maior império da galáxia, é imune à ação do destino. O retorno do Filho Vingador só adia o inevitável.
É heresia proferir tais palavras, mas o risco da tortura e da execução não mais me apavora como já o fizera. Falo a verdade sem hesitar: nada dura para sempre. 
As estrelas ardem, e o vazio grita. Os seres inomináveis do immaterium escapam pela Cicatrix Maledictum, refestelando-se com o medo e o sofrimento das almas mortais. A Humanidade luta sua última e infrutífera batalha; logo será completamente consumida. 
Não falo essas coisas com pesar. O nascimento de uma nova vida é sempre precedido pela agonia e morte de outra; a velha ordem precisa desaparecer para dar lugar a uma nova. 
O que chamamos Humanidade se tornará história, como deve ser, e algo maior tomará seu lugar. Sinto isso neste exato momento. Trilhões de vozes em uníssono, por todo o Imperium. Soam baixas no início, mas ficam mais altas a cada minuto. Alguns os chamarão "salvadores", outros os condenarão por corrupção e bruxaria. Não são um, nem outro. São os arautos de uma nova era. - Thaneus, o Sábio, executado por heresia e traição.

Enquanto o resto do Imperium envolvia-se nos conflitos que sucederam a abertura da Grande Fenda, o Sistema Talledus era considerado uma zona segura, sob proteção da Eclesiarquia; o mundo-santuário Consagração era considerado um dos bastiões dourados do poder do Deus-Imperador. Isto é, o melhor dos alvos possíveis para os Poderes Entrópicos.

Lá, o trauma psíquico causado pela Cicatrix Maledictum provocou um fenômeno terrivelmente único.

Assim que os diversos cultos existentes no local começaram a se revelar sua adoração aos Deuses Sombrios, legiões de Astartes Hereges, liderados por Kor Phaeron dos Word Bearers chegaram a Talledus, prontos para provar que nenhum lugar está a salvo do Caos.


As Sisters of Battle e a Astra Militarum - reforçados pelos Astartes liderados pelos Black Templars - mantém-se firmes no dever de defender a Humanidade a qualquer preço.

Vale ressaltar que o Império não foi poupado dos efeitos da calamidade psíquica; manifestações desta natureza aumentaram em número e intensidade, influenciando profundamente a fé dos homens: alguns as toma como milagres, outros como indícios de corrupção, e tal divisão enfraquece a frágil estrutura política e social que mantém o Império unido.

Com o surgimento das legiões traidoras, os fiéis são forçados a travar uma guerra santa, a fim de proteger a integridade física e espiritual dos cidadãos. Oferecer qualquer vantagem ao inimigo significa entregar o segmentum inteiro, ou pior: se um lugar sagrado como Talledus cair, o que não tombará depois?


A guerra por Talledus é travada não apenas com armas, mas com símbolos. O sistema é uma versão diminuta do próprio Imperium, e a guerra, a perfeita representação do próprio conflito que permeia sua história. Ordem contra Caos, fé e razão contra loucura e intemperança.

Capítulo III: O Sangue de Baal



Os Blood Angels e seus capítulos sucessores têm lutado pela sobrevivência desde que a Grande Fenda dividiu a galáxia. Embora a Colméia Leviathan tenha sofrido grandes danos quando a Cicatrix Maledictum engoliu inúmeras de suas naves-colméia, a guerra estava longe de acabar. O distúrbio etérico enfraqueceu seus inimigos contra a voz da Mente Mestra, e o crescimento vertiginoso de psykers sem a supervisão das Naves Negras.

Nestes tempos sombrios, longe da luz do Astronomican, heróis como Dante, Mephiston e Gabriel Seth são os únicos capazes de liderar a resistência e abrir caminho através dos xenos, conquistando planeta após planeta.

Capítulo IV: O Ritual dos Malditos

Após as mortes em Midgardia, um planeta no Sistema Fenris, Magnus foi capaz de transportar o Planeta dos Feiticeiros das profundezas do immaterium até a realidade física. Sortiarus agora paira sobre Próspero, planeta natal dos Thousand Sons.

Com a união dos dois planetas, o Rei Escarlate pode atingir a próxima fase de seu grande plano: reunir todos os Thousand Sons espalhados pela galáxia; e buscar seguidores para sua Legião.


Por toda a galáxia, humanos testemunham a ativação de seu psiquismo latente. Embora o destino destes párias seja a morte, fala-se agora sobre um herói caolho oferecendo salvação. Magnus tem atraído estas almas perdidas até o Golfo Prosperino, oferecendo-lhes proteção contra o preconceito do Imperium. Ele tentará triunfar onde seu pai falhou: fazer com que a Humanidade alcance seu próximo estágio de evolução, como uma raça plenamente psíquica.

Mas nem todos são tão tolos para acreditar que Magnus age de maneira altruísta, e após serem derrotados pelos Thousand Sons no Sistema Fenris, Dark Angels e Grey Knights desejam vingança. Os Capítulos estabeleceram uma tênue aliança, pois apenas trabalhando em unidade poderão derrotar Magnus e interromper seu ritual vil.

Com o lançamento do próximo título da série, "The Greater Good", e os capítulos subsequentes, teremos a próxima parte deste guia. Até lá, ajude a melhorar o meu trabalho, sugerindo o que você gostaria de ler por aqui.

A indicação de leitura de hoje flerta com o tema do psiquismo, e apresenta detalhes sobre os personagens anônimos do Imperium, seja por seu papel secundário ao longo da Grande Cruzada, e da Heresia; seja por terem praticamente sido expurgados das narrativas oficiais do Imperium. The Outcast Dead se passa na Terra, e foca, sobretudo no trabalho dos psykers do Imperium, e nas figuras marginalizadas que ocupam os becos e barracos em volta do Palácio Dourado. Ideal para quem já está um saturado dos velhos dramas dos Astartes e seus Primarcas.

Comentários