O formato ITC

Se você começou a jogar Warhammer, e acumular algum tempo de jogo, é natural que você queira dar o próximo passo e jogar competitivamente, empregando unidades e estratégias mais poderosas, e deixando de lado suas preferências e a descontração típicas de uma partida entre amigos.

Dentre as diversas formas de ingressar neste modo de jogo, destaca-se o formato ITC - acrônimo inglês para "Circuito de Torneios Independente", mantido pela Frontline Gaming. O circuito utiliza regras mais equilibradas, utilizadas em inúmeros eventos ao redor do mundo, e mantém um ranking anual.

Apresento aqui as regras traduzidas para tais competições, que podem ser acessadas no site oficial da Frontline.


Warhammer 40000 8ª edição
Regras do formato ITC
(atualizado em 02ago2019)

Como usar este documento

Este documento apresenta as regras básicas para o Circuito de Torneios Independentes (ITC) da 8ª edição de Warhammer 40000. Não esqueça de checar com o Organizador do Torneio (OT) quanto a alterações específicas, ou mudanças no formato. Em todo caso, a decisão dos juízes é soberana, e tanto os juízes, quanto os organizadores do evento são livres para alterar seus eventos e relatar os resultados para o ITC.

Se você é organizador e gostaria que seu evento use o formato ITC e submeter seus resultados, siga as instruções abaixo:

1. Inscreva o evento neste formulário.

2. Se você é usuário do Best Coast Pairings, use a app específico para criar seu evento. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas Apple e Google Play, com o nome "BCP TO". Existe um tutorial de vídeo disponível aqui.

3. Para uma rápida aprovação, crie um marcador para seu evento, como explicado neste vídeo

4. Entre em contato com os representantes locais e informe que você inscreveu um evento. A lista de representantes locais pode ser acessada aqui

5. Use o app BCP para administrar o evento, e enviar seus resultados em seguida. 

6. Se você não usa o BCP para administrar o evento, utilize o formulário de envio manual do ITC (não recomendado). 

O Formato ITC 

O ITC usará as recomendações para Partidas Pareadas do livro de regras do Warhammer 40000 8a edição [...]. Jogos padrão ITC são jogados com 2000 pontos, por não mais do que três horas. 

Nós temos regras específicas¹ caso você deseja utilizar relógios de xadrez durante as partidas. Ao utilizá-los, o ITC recomenda que apenas um dos jogadores solicite um relógio para ser utilizado no jogo. 

Composição de exércitos 

De acordo com as regras para partidas pareadas, os exércitos deverão ser battle-forged, não sendo possível criar uma lista contendo mais do que três destacamentos, conforme regras listadas no livro básico (p. 242-245). 

Todas as regras publicadas pela Games Workshop e Forgeworld, referentes a 8ª edição do Warhammer podem ser utilizadas para montar seu exército, assim como a versão mais recente do Chapter Approved

Ranking de facções 

O ranking de facções ITC será ajustado de acordo com o sistema de categorização descrito na 8ª edição do Warhammer. 

Para determinar sua facção no formato ITC, localize a palavra-chave mais específica de facção (geralmente a última listada no datasheet da unidade) que é compartilhada por todos os modelos de seu exército. Então consulte a coluna B na tabela de facções; sua facção ITC é a correspondente na coluna C, exceto nos casos abaixo: 

- Unidades específicas, que não alteram facções, não serão consideradas na determinação da facção ITC. Ex: Fabius Bile em um destacamento de Chaos Space Marines

- Unidades invocadas (incluindo Assassinos) e fortificações também não são contabilizadas. 

- Genestealer Cults podem ter um destacamento de Brood Brothers e ainda ser considerado como um exército GSC. 

- Seu exército será considerado Ynnari se todos os seus destacamentos atenderem aos requisitos descritos nas regras da facção. 

- Adeptus Mechanicus podem ter um Imperial Knight em um destacamento Super Heavy Auxiliary e manter sua facção. 

- Seu exército será considerado de uma facção específica do Chaos se todos os destacamentos seguirem o mesmo deus específico. 

FAQ 

O comentário dos desenvolvedores da Games Workshop pode ser acessado aqui, bem como os FAQs e erratas referentes às regras básicas do Warhammer. Consulte-os e aprenda suas regras; recomenda-se baixar/imprimi-las para consulta durante os torneios.

Além disso, todas as regras beta em uso estão descritas aqui

Missões ITC e regras para terreno 

Eventos ITC usam as regras para Partidas Pareadas, e também podem usar as missões Eternal War do livro básico (p. 215-223), além do Conjunto de Missões simplificado apresentado a seguir. Organizadores são livres para ajustar as missões se necessário. As Regras Avançadas de Terreno descritas na páginas 248-251 do livro de regras são válidas em tais eventos. O ITC recomenda que os organizadores apresentem aos participantes as regras aplicáveis a cada um de seus terrenos. 

Para missões adicionais, utilize o ITC Champion's Missions, que são as missões mais complexas, porém mais equilibradas para jogos competitivos.

Regras de pontuação para eventos

Nos eventos deste formato, sugerimos as seguintes pontuações:
- 1000 Pontos de Torneio + Pontos de Batalha para vitórias;
- 500 PTs + PBs para empates.
- 0 PBs para derrotas.

Este formato define os páreos quando houver um ranking V/D/E. Os participantes serão pareados em ordem descendente: as duas maiores pontuações jogam entre si, então os terceiro e quarto colocados, até o final do ranking. O Best Coast Pairings adotará essa estrutura automaticamente se você utilizá-lo. 

Pontuação para eventos em equipe 

Ao conduzir um evento ITC de times, considere cada time como um jogador ao registrar os pontos. Um evento com 33 duplas, por exemplo, não terá 66 participantes. Isso evita que grandes eventos em equipe alterem a pontuação individual dos participantes. 

Pontuação de ligas 

Ao conduzir uma liga no ITC, registre da mesma forma que em um torneio, com um máximo de seis rodadas, a despeito do número de rodadas jogados. Isso evita que um evento muito longo distorça os rankings do ITC. 

Regras para terreno 

Utilize a seguinte regras para terrenos do tipo RUINS: o nível térreo de todas as ruínas são considerados bloqueadores de Line of Sight, mesmo que não o façam efetivamente. Isto quer dizer que quaisquer aberturas, tais como janelas, buracos de bala, entre outros, bloqueiam LoS. Isso não quer dizer que exista uma parede ali. Em caso de dúvida, esclareça tais barreiras junto ao seu oponente, antes do início da partida. 

Políticas de administração, hobby e premiação 

O ITC sugere que para que um jogador seja elegível a alguma premiação, todos os modelos de seu exército devem ser pintados com pelo menos 3 cores, e em suas devidas bases - o primer conta como uma das cores, e bases simples não precisam ser pintadas ou decoradas para serem dadas como finalizadas. 

Uma base finalizada possui alguma textura, ou pintada ou mantida em uma única cor ou transparência. Em caso de dúvida, contate a organização do evento, tendo consistência e acabamento como critérios. 

Espera-se que todos os modelos sigam a regra do WYSIWIG em algum nível, com exceção de unidades ou exércitos temáticos. 

- Ao usar destacamentos que contenham modelos com facções diferentes, elas devem ser facilmente distinguíveis umas das outras. Se seu exército possui um destacamento de White Scars e outro de Ultramarines, por exemplo, seus modelos devem ser facilmente identificáveis, talvez pintando os White Scars de branco e os Ultramarines de azul. Um exército com diferentes facções de Space Marines pintados nas mesmas cores não é admissível. 

- Usar um proxy para um modelo vai contra nossa política, embora usar um substituto razoável "contando como" outro modelo não o faça. 

- Em caso de dúvida, consulte os organizadores. 

O ITC sugere os seguintes critérios de pontuação: A avaliação de pintura é feita pelos organizadores, e vai de 0 a 42. A maior pontuação vence, e em caso de empate, os juízes farão uma votação. 

No tocante ao prêmio de Destaque (uma combinação dos pontos de missão e de pintura), esta número é multiplicado pelo número de rodadas jogadas e somadas ao total acumulado. Se um jogador obteve 24, 13 e 19 pontos em suas partidas, e obteve 27 em sua avaliação de pintura, seu total no ranking de Destaque será de [(27x3)+24+13+19], totalizando 137 pontos. O jogador com maior pontuação ganhará o prêmio. 

Espírito esportivo 

A premiação por Espírito Esportivo é feita no formato SIM/NÃO. Por padrão, todos os jogadores ganham SIM em suas partidas. Caso um jogador tenha sido verbalmente abusivo, agressivo fisicamente, demore mais de 15 minutos em um round, claramente trapaceado, ou seja, que tenha violado o Código de Conduta ITC², é possível atribuir-lhe um "NÃO". 

Caso um jogador recebe dois ou mais "NÃO", deverá sofrer alguma penalidade, que inclui sua saída do evento, sem devolução de seu valor de inscrição.

Comentários

  1. ¹ Regras para uso de relógios de xadrez em Torneios de Warhammer 40k (v. .5)

    Quando começar a contar o tempo?
    O tempo começa a ser contado com a primeira ação pré-jogo, ou com o primeiro rolamento de dados.

    Quando acaba o jogo?
    O jogo termina naturalmente, de acordo com rolagem de dados, número pré-determinado de turnos , ou no final de um turno quando nenhum jogador tenha mais do que 5 minutos de tempo restante.

    Regras:

    1. Cada jogador é responsável pelo próprio tempo. É seu direito, mas não sua obrigação ter certeza de que seu tempo está sendo administrado corretamente.

    2. Durante a FASE DE COMBATE, começando com o jogador do turno atual, e seguindo as regras descritas do item "Escolha a unidade com a qual Lutará" do Livro de Regras, um jogador pode optar por não rolar os resultados de sua unidade. Se o jogador optar por poupar seu tempo desta forma, seu OPONENTE, pode causar dano à unidade que desistiu de atacar se tiver tempo o suficiente em seu relógio. A quantidade de dano causado vai de zero a remoção de todos os wounds restantes na unidade desistente. A desistência em atacar é feita antes que uma unidade faça qualquer jogada de ataque.

    3. Toda grande disputa sobre regras implica em pausa na contagem. O tempo permanece pausado até que um juiz venha a mesa e resolva o dilema.

    4. Se o tempo de um jogador se esgotar, ele não poderá realizar qualquer ação, exceto as listadas abaixo.

    5. Se o tempo de um jogador se esgotar, ele só poderá realizar as seguintes ações:

    a. Concluir o movimento de uma unidade (durante a Fase de Movimento, assalto ou consolidação) SE o tempo tiver terminado DURANTE este movimento.
    b. Fazer jogadas de saving, e moral;
    c. Contabilizar objetivos já conquistados ou mantidos.

    A regra 1 é a mais importante porque te dá controle sobre o tempo, e o distribui uniformemente durante a interação dos jogadores. É direito de cada jogador passar a contagem para seu oponente sempre que este precisar interagir, ou tomar uma decisão.

    Exemplos:
    1. Você causa 20 pontos de dano em uma unidade contendo modelos com diferentes saving throws. Passe o tempo para que seu oponente faça as jogadas na ordem que preferir.
    2. Seu oponente precisa fazer três testes de moral. Passe o tempo para que ele faça os testes e ajustes as unidades que falharem.
    3. Você destrói um veículo contendo vários modelos a serem posicionados. Passe o tempo enquanto ele faz isso.
    4. Você causa danos de diferentes fontes em uma unidade. Passe o tempo para que ele decida quais saves ele fará para os modelos.

    Você administra o próprio tempo, e decide passá-lo. Se você o desperdiça, não é culpa do oponente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário